(Conf. Brasileira de Futebol Maracanã)
(Conf. Brasileira de Futebol Maracanã)
Durante a 1ª edição da Copa do Mundo de Futebol Maracanã realizada na Costa do Marfim a seleção brasileira encerrou a fase de grupos na liderança após vencer todos os seus três primeiros jogos.
Nas quartas de finais o Brasil foi derrotado pela seleção de Togo por 4x0, encerrando sua participação no mundial. “Tivemos um pouco de dificuldade em assimilar as regras e na parte física, já que viemos com poucos jogadores. A experiência que fica é de um povo que ama o Brasil, um povo apaixonado pelo Brasil, um povo que tem muita dificuldade na parte financeira, mas um povo muito alegre, muito alegre, muito alegre mesmo.”, comentou Fábio Gomes, capitão da seleção brasileira.
“Foi uma experiência única! Levamos um grande aprendizado para futuramente tentar desenvolver a modalidade no Brasil, especificamente com as crianças para que tenham facilidade em praticar o futebol Maracanã. Eu só tenho que agradecer a oportunidade que a Costa do Marfim proporcionou a todos nós da seleção brasileira e do Circuito das Águas Paulista”, comentou o técnico Carlinhos.
O time brasileiro encerrou sua participação na competição com o 5º lugar, além de receber o troféu Fair Play escolhido pelo jornalistas, por ser o time mais disciplinado da Copa do Mundo de Futebol Maracanã. A seleção da Costa do Marfim ficou com o título ao vencer o Benin por 3x0, enquanto Togo superou o Canadá e ficou com o 3º lugar na competição.
Coube ao jogador brasileiro Danilo Bueno conduzir o troféu pelas ruas de Abidjan na Costa do Marfim até o Palácio dos Esportes onde a competição aconteceu.
“Fizemos dois treinos no Brasil, três treinos aqui e conhecemos pouco das regras, mas nós construímos uma história aqui, nós mostramos um Maracanã que dá certo. Diferente para África, o Maracanã que pôs a bola no chão, que tocou, trabalhou a bola. Contra Togo na verdade faltou perna, porque é um jogo muito rápido, de muita técnica e habilidade, muita movimentação! Agora temos o desafio de fortalecer essa modalidade no Brasil e para levá-la para os quatro cantos do nosso país e preparar e organizar a Confederação Brasileira de Maracanã já para 2026 em Camarões”, finalizou Antonio Henrique, representando do Circuito das Águas Paulista.
O time brasileiro desembarca no Brasil nessa quarta-feira (09) e os preparativos visando o próximo mundial já começa a ser planejado.
Nascido na Costa do Marfim nos anos de 1970, o futebol Maracanã – nome em homenagem ao estádio brasileiro – é praticado em quadra de futsal com 6 jogadores em cada equipe, sem a presença de goleiros, com a obrigação do gol acontecer dentro da área e com as partidas divididas em três tempos de 10 minutos cada.
O Brasil tem uma forte seleção representada por atletas da região do Circuito das Águas Paulista, como Danilo Bueno com passagens por times como Portuguesa (SP), Vitória (BA), Bragantino (SP), além de atuar em times na Arábia, Turquia e Tunísia e Adriano Paulista que já atuou no Bragantino e Ferroviária, atualmente no União Barbarense.
O Consórcio Circuito das Águas Paulista (CICAP) sediará na região a edição da Copa do Mundo de Futebol Maracanã de 2028 (em 2026 acontecerá em Camarões). A intenção foi formalizada em julho desde ano durante a visita da comitiva da Federação Internacional de Associações de Maracanã (FIMAA) ao Circuito das Águas Paulista, onde a organização visa principalmente expandir a modalidade na América Latina.
Presidente do CICAP, Edson Rodrigo de Oliveira Cunha comentou na ocasião que “a candidatura do Circuito das Águas Paulista para sediar o Mundial de Maracanã pode impulsionar o turismo e a economia local, além de consolidar a modalidade no Brasil”.
Na delegação viajam os ex-atletas Fabio Gomes (ex-Palmeiras), Danilo Bueno (ex-Portuguesa e Bragantino), Adriano (ex-Barbarense), Carlinhos Gili (ex-São Paulo e São Carlense), entre outros.
A delegação conta com 11 atletas, sendo esses de 5 cidades do Circuito das Águas Paulista: Águas de Lindóia, Serra Negra, Amparo, Lindóia e Pedreira, além de 4 membros da comissão técnica do consórcio. O material oficial da Seleção Brasileira de Maracanã é Ludi Sport.
-----
Vitor Garcia .'. VG3 - Assessoria de Imprensa e Comunicação
Contato: (11) 96841-7613
imprensa@vg3.com.br
www.vg3.com.br
Seleção brasileira enfrentará Togo nessa sexta-feira (04) nas quartas de finais na Costa do Marfim.
Após superar time norte-americano, seleção brasileira enfrente o Canadá nessa quarta-feira (02) já confirmada nas quartas de finais.
Modalidade similar ao futsal mas sem goleiro aconteceu no país africano com a presença de dezesseis equipes, entre elas o Brasil.