A maior categoria de fórmula do Brasil iniciou a segunda metade do campeonato com a realização da 6ª etapa no último final de semana (22 e 23/06) no Autódromo de Interlagos (SP).
Largando na pole position, Oscar Moraes (Gara Competition) não deu muitas chances para o segundo colocado, Alan Synthes (Della Barba Racing) e ficou em se desprender do pelotão.
Com isso, Synthes viu a chegada da dupla da Juka Motors, Marchel Fachini e Bruno Gonçalves e os três pilotos travaram uma ótima disputa por posições. Melhor para Moraes que conseguiu fugir e se distanciar, recebendo a bandeira quadriculada mais de 8s à frente de Fachini e Gonçalves, os três primeiros colocados.
Na divisão Light destinada a pilotos com menos experiência, estreantes ou novatos, o paranaense Luiz Brambila (Alfia Racing) fez a pole position mas não teve vida nada fácil, com Vinicius Zanuto (Juka Motors) logo atrás e pressionando o piloto durante toda a prova.
Na disputa pelo campeonato, JP Morato (Fênix) teve um bom início de corrida liderança na Light e travando ótimas disputas com Zanuto e Brambila, mas no final da prova não conseguiu acompanhar o rendimento dos adversários e cruzou a linha de chegada na terceira colocação, somando bons pontos para o campeonato.
Na divisão Master destinada a pilotos acima de 45 anos de idade, Alexandre Bonilha (Juka Motors) saiu na pole position e teve uma vida um pouco mais tranquila que nas outras divisões: andou no mesmo ritmo que o segundo pelotão e percebendo que não tinha nenhum adversário direto próximo, fez uma corrida de cabeça para alcançar a vitória. Edu Dias (Old Monkey Racing) e Rogério Teixeira (ART Racing) tiveram uma intensa disputa, terminando em segundo e terceiro respectivamente, enquanto o líder do campeonato Daniel Almeida (Fênix) abandonou por problemas mecânicos ainda na segunda volta.
No domingo, F1600 levanta o público e agita a transmissão ao vivo
Se a corrida 1 realizada no sábado já foi emocionante, a corrida 2 que aconteceu no domingo (23) levantou o público presente em Interlagos e deixou o narrador da transmissão ao vivo quase sem fôlego.
Vencedor da prova no domingo, Moraes saiu na primeira colocação mas viu um Marcel Fachini não deixando escapar na frente como no dia anterior; com isso, além de Bruno Gonçalves, Eduardo Imamura (San Race) surgia junto ao pelotão da frente.
O safety car foi acionado na volta cinco para retirar o carro que parou por problemas mecânicos na pista. Com a relargada autoriza uma volta depois, André Nobre (ART Racing) se juntou ao primeiro pelotão, trazendo Zanuto, Lélio Assumpção (Alfia Racing), Igor Costa (ART Racing) e JP Morato. Juliano Gandelim (Juka Motors) e Daniel Almeida da divisão Master vinham na sequência em uma disputa direta na categoria.
Restando três voltas para o final, Oscar, Marcel e Bruno conseguem se afastar do pelotão, enquanto Imamura perdendo rendimento abandona a disputa pela vitória e a corrida. Na última volta, Bruno Gonçalves conseguiu abrir uma pequena vantagem suficiente para subir com mais tranquilidade e vencer pela segunda vez na temporada, em uma nova dobradinha da equipe Juka Motors com Fachini superando Oscar Moraes em apenas 0s008 na linha de chegada.
Aliás a equipe de Piracicaba Juka Motors foi a grande vencedora, com a vitória em todas as divisões da Fórmula 1600: Vinicius Zanuto voltou a subir o degrau mais alto do pódio e teve um final de prova mais sossegado, principalmente quando viu JP Morato rodar faltando duas voltas para o final quando ele tentava se aproximar dos ponteiros da Light. Lucas Monteiro (Alfia Racing) cruzou a linha de chegada em segundo, trazendo o mais jovem piloto da categoria, o paraibano João Guimarães (Rosset Racing) de apenas 15 anos e fechou na terceira colocação.
Com problemas mecânicos no sábado, Daniel Almeida vez uma incrível corrida no domingo e liderava até perder a vitória para Gandelim (Juka Motors) na última volta; mesmo assim o piloto foi o grande escalador ao lado de Igor Costa, conquistando 18 posições durante a corrida.
Em relação ao campeonato, a liderança não trocou de mãos, o que podemos notar é que a disputa será intensa até a última corrida. Marcel Fachini continua líder na Super, assim como Daniel Almeida na Master, enquanto JP Morato vê Vini Zanuto se aproximar e partem para a próxima corrida com apenas 5 pontos de diferença.
O próximo desafio da Fórmula 1600 acontece novamente no Autódromo de Interlagos nos dias 19, 20 e 21 de julho com a realização da 7ª etapa.
Confira abaixo os resultados das corridas do final de semana (geral):
CALENDÁRIO – F1600 – 2024
1ª etapa – 25, 26 e 27/01 – Interlagos (SP)
2ª etapa – 23, 24 e 25/02 – Interlagos (SP)
3ª etapa – 12, 13 e 14/04 – Interlagos (SP)
4ª etapa – 03, 04 e 05/05 – Interlagos (SP)
5ª etapa – 24, 25 e 26/05 – Interlagos (SP)
6ª etapa – 21, 22 e 23/06 – Interlagos (SP)
7ª etapa – 19, 20 e 21/07 – Interlagos (SP)
8ª etapa – 06, 07 e 08/09 – Interlagos (SP)
9ª etapa – 11, 12 e 13/12 – Goiânia (GO)
10 etapa – 20, 21 e 22/12 – Interlagos (SP)
-----
Vitor Garcia .'. VG3 - Assessoria de Imprensa e Comunicação
Contato: (11) 96841-7613
Email: imprensa@vg3.com.br
Facebook/Instagram: vg3com
Site: www.vg3.com.br
Fachini já campeão na Super venceu as duas corridas do final de semana; Rogério Teixeira brilhou e foi o grande vencedor na Master na última etapa de 2024.
Fachini vence na geral, enquanto Rogério Teixeira brilha em etapa realizada sob forte chuva; decisão da Light será na última corrida do ano.
JP Morato e Vinicius Zanuto lutam pelo título da divisão destinada a revelar os novos talentos da F1600 no automobilismo.
Piloto de Amparo foi o vencedor da corrida de domingo; por antecipação, Daniel Almeida ficou com o título na divisão Master.